SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número172CLIMA ESCOLAR COMO FATOR PROTETIVO AO DESEMPENHO EM CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS DESFAVORÁVEISRESISTÊNCIA E RESIGNAÇÃO: NARRATIVAS DE GÊNERO NA ESCOLHA POR ENFERMAGEM E PEDAGOGIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MANGAS, Catarina; LOPES, Sara; FERREIRA, Paula  e  BEATO, Isabel. INGRESSAR NO ENSINO SUPERIOR DEPOIS DOS 23 ANOS: OPORTUNIDADES E MOTIVAÇÕES. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.36-52.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145943.

O artigo pretende apresentar um estudo de caso, aplicado numa instituição pública portuguesa de ensino superior, que teve a intenção de caracterizar os estudantes que ingressaram nessa instituição a partir da prova de acesso para maiores de 23 anos, conhecer os motivos para o seu ingresso, bem como a sua perspetiva sobre esta forma de acesso ao ensino superior. Foi realizado um estudo de abordagem mista concretizado através de um inquérito por questionário respondido por 180 ex-estudantes. A aquisição de novos conhecimentos, a valorização pessoal e a mudança profissional são os motivos mais considerados para o acesso ao ensino superior. A leitura dos dados permite destacar a importância das políticas educativas para adultos, que, no caso português, são ainda escassas e localizadas, para a promoção de oportunidades de aprendizagem para todos.

Palavras-chave : ACESSO À EDUCAÇÃO SUPERIOR; EDUCAÇÃO DE ADULTOS; OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS; PORTUGAL.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )