Cadernos de Pesquisa
Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314
Abstract
SERRANO, Jorge Sáiz and BARCA, Isabel. NARRATIVAS NACIONAIS DE ESTUDANTES ESPANHÓIS E PORTUGUESES. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.78-95. Epub June 26, 2019. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053145414.
Este estudo tem por objetivo compreender como as narrativas mestras veiculadas pelas narrativas sobre a História nacional de estudantes espanhóis e portugueses de 14 a 18 anos convergem ou diferem entre si e como se relacionam com a identidade nacional e a orientação temporal. A análise dos dados foi realizada em uma abordagem qualitativa inspirada na Teoria Fundamentada (Grounded Theory). Os resultados sugerem um modelo esquemático paralelo, mas conceitualmente convergente, focado em conquistas iniciais, um período áureo de descobertas marítimas e uma recente ditadura superada pela restauração da democracia. Algumas particularidades nas narrativas dos alunos ligadas a situações históricas específicas em cada país, bem como posturas diversificadas dos jovens em relação a “seus” estados-nação, são também discutidas neste artigo.
Keywords : HISTÓRIA; ESTUDANTES; PORTUGAL; ESPANHA.