SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número172RESISTENCIA Y RESIGNACIÓN: NARRATIVAS DE GÉNERO EN LA ELECCIÓN POR ENFERMERÍA Y PEDAGOGÍA¿QUÉ HISTORIA CONSIDERAN RELEVANTE LOS FUTUROS DOCENTES DE EDUCACIÓN INFANTIL? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SERRANO, Jorge Sáiz  y  BARCA, Isabel. NARRATIVAS NACIONAIS DE ESTUDANTES ESPANHÓIS E PORTUGUESES. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.78-95.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145414.

Este estudo tem por objetivo compreender como as narrativas mestras veiculadas pelas narrativas sobre a História nacional de estudantes espanhóis e portugueses de 14 a 18 anos convergem ou diferem entre si e como se relacionam com a identidade nacional e a orientação temporal. A análise dos dados foi realizada em uma abordagem qualitativa inspirada na Teoria Fundamentada (Grounded Theory). Os resultados sugerem um modelo esquemático paralelo, mas conceitualmente convergente, focado em conquistas iniciais, um período áureo de descobertas marítimas e uma recente ditadura superada pela restauração da democracia. Algumas particularidades nas narrativas dos alunos ligadas a situações históricas específicas em cada país, bem como posturas diversificadas dos jovens em relação a “seus” estados-nação, são também discutidas neste artigo.

Palabras clave : HISTÓRIA; ESTUDANTES; PORTUGAL; ESPANHA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )