SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número172NARRATIVAS NACIONALES DE ESTUDIANTES ESPAÑOLES Y PORTUGUESESBLACK LIVES MATTER EN LOS CURRÍCULOS? PRENSA NEGRA Y ANTIRRACISMO EN PERSPECTIVA TRANSNACIONAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

RIVERO, Pilar  y  PELEGRIN, Julián. QUE HISTÓRIA É CONSIDERADA RELEVANTE PELOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL?. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.96-119.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145428.

Apresenta-se um estudo sobre a percepção da relevância histórica entre os alunos do Magistério de Educação Infantil da Universidade de Zaragoza (Espanha). Nesse sentido, são analisados 660 relatos históricos elaborados por tais alunos e os textos que justificam a escolha de certos acontecimentos históricos. A pesquisa pretende determinar que conteúdos substantivos da História são considerados relevantes, relacionando-os com a tipologia de narrativas elaboradas. A relevância histórica constitui um conceito de segunda ordem do pensamento histórico fundamental na formação dos professores de Educação Infantil, pois, embora o currículo dessa etapa não inclua conteúdos históricos, incorpora objetivos que permitem abordar essas questões.

Palabras clave : EDUCAÇÃO INFANTIL; HISTÓRIA; ENSINO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )