SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número172NARRATIVAS NACIONAIS DE ESTUDANTES ESPANHÓIS E PORTUGUESESBLACK LIVES MATTER NOS CURRÍCULOS? IMPRENSA NEGRA E ANTIRRACISMO EM PERSPECTIVA TRANSNACIONAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

RIVERO, Pilar  e  PELEGRIN, Julián. QUE HISTÓRIA É CONSIDERADA RELEVANTE PELOS FUTUROS PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL?. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.96-119.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145428.

Apresenta-se um estudo sobre a percepção da relevância histórica entre os alunos do Magistério de Educação Infantil da Universidade de Zaragoza (Espanha). Nesse sentido, são analisados 660 relatos históricos elaborados por tais alunos e os textos que justificam a escolha de certos acontecimentos históricos. A pesquisa pretende determinar que conteúdos substantivos da História são considerados relevantes, relacionando-os com a tipologia de narrativas elaboradas. A relevância histórica constitui um conceito de segunda ordem do pensamento histórico fundamental na formação dos professores de Educação Infantil, pois, embora o currículo dessa etapa não inclua conteúdos históricos, incorpora objetivos que permitem abordar essas questões.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO INFANTIL; HISTÓRIA; ENSINO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )