SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue172WHAT HISTORY DO FUTURE TEACHERS OF EARLY CHILDHOOD EDUCATION THINK IS RELEVANT?EVALUATION OF TEACHER PERFORMANCE IN CHILE: PERCEPTION OF POORLY EVALUATED TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PEREIRA, Amilcar Araujo. BLACK LIVES MATTER NOS CURRÍCULOS? IMPRENSA NEGRA E ANTIRRACISMO EM PERSPECTIVA TRANSNACIONAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.122-143.  Epub June 26, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145589.

O presente artigo discute alguns aspectos históricos das lutas antirracistas voltadas para a área da educação da população negra, em especial para o ensino de História, nos contextos dos Estados Unidos (EUA) e do Brasil, a partir principalmente da análise de artigos e reportagens publicadas em jornais da imprensa negra estadunidense e brasileira. Por meio dos exemplos aqui apresentados e analisados, é possível perceber como as populações negras têm produzido diferentes estratégias e têm obtido diferentes resultados na luta antirracista por educação e pela afirmação de sua humanidade ao longo da história do Brasil e dos EUA.

Keywords : RACISMO; IMPRENSA NEGRA; EDUCAÇÃO; CURRÍCULO.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )