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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

OBREQUE, Alejandro Sepúlveda et al. AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE NO CHILE: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES MAL AVALIADOS. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.144-163.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145792.

Este estudo está ligado à avaliação docente. Seu objetivo foi determinar os fatores que, de acordo com os professores do ensino básico da comuna de Osorno, incidiram no resultado de sua avaliação docente em 2015 e 2016. Foi aplicada uma entrevista escrita com perguntas abertas a professores mal avaliados. Entre os resultados foi possível constatar que a forma operacional de enfrentar a avaliação foi individual, sem o apoio de pares nem de assessorias. Eles tiveram pouco tempo para a preparação, bem como excesso de confiança, em função de terem dado pouca importância ao processo. Reconhecem sentir profunda decepção e insegurança, acompanhadas por sentimentos de frustração e uma mistura de emoções acentuada pela deslealdade com a qual seus colegas agiram. Declararam que não receberam apoio nem compreensão no tocante aos maus resultados, atitude que, em sua opinião, constitui a carga emocional mais negativa desse processo de avaliação.

Palavras-chave : AVALIAÇÃO DO PROFESSOR; PERCEPÇÃO; EDUCAÇÃO BÁSICA; CHILE.

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