SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue172EVALUATION OF TEACHER PERFORMANCE IN CHILE: PERCEPTION OF POORLY EVALUATED TEACHERSHAS THE STUDENT PROFILE OF FEDERAL UNIVERSITIES CHANGED AFTER THE LEI DE COTAS? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro; CABRITO, Belmiro Gil  and  CAPUCHA, Luís. CUSTOS LÍQUIDOS DECORRENTES DA REDUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA: O CASO PORTUGUÊS. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.164-181.  Epub June 26, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145794.

O presente artigo pretende promover a reflexão em torno dos benefícios decorrentes da diminuição do número de alunos por turma, procurando, neste sentido, demonstrar que as despesas daqui resultantes são habitualmente sobrevalorizadas ao serem determinadas em função dos custos brutos de um trabalhador para o Estado e não tendo em conta os custos líquidos correspondentes. Para este exercício académico, levou-se em linha de conta o caso português e os custos de um professor para o sistema público de ensino em Portugal. Com este trabalho pretende-se contribuir para uma melhor reflexão sobre esta temática, sensibilizando diferentes atores educativos para uma aproximação mais fina à relação entre custos e benefícios diretos e indiretos que podem resultar de uma política de redução do número de alunos por turma.

Keywords : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; DIMENSÃO DAS CLASSES; CUSTOS; PORTUGAL.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )