SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número172AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOCENTE NO CHILE: PERCEPÇÃO DE PROFESSORES MAL AVALIADOSO PERFIL DISCENTE DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS MUDOU PÓS-LEI DE COTAS? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MUCHARREIRA, Pedro Ribeiro; CABRITO, Belmiro Gil  e  CAPUCHA, Luís. CUSTOS LÍQUIDOS DECORRENTES DA REDUÇÃO DO NÚMERO DE ALUNOS POR TURMA: O CASO PORTUGUÊS. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.164-181.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145794.

O presente artigo pretende promover a reflexão em torno dos benefícios decorrentes da diminuição do número de alunos por turma, procurando, neste sentido, demonstrar que as despesas daqui resultantes são habitualmente sobrevalorizadas ao serem determinadas em função dos custos brutos de um trabalhador para o Estado e não tendo em conta os custos líquidos correspondentes. Para este exercício académico, levou-se em linha de conta o caso português e os custos de um professor para o sistema público de ensino em Portugal. Com este trabalho pretende-se contribuir para uma melhor reflexão sobre esta temática, sensibilizando diferentes atores educativos para uma aproximação mais fina à relação entre custos e benefícios diretos e indiretos que podem resultar de uma política de redução do número de alunos por turma.

Palavras-chave : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; DIMENSÃO DAS CLASSES; CUSTOS; PORTUGAL.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )