SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue172HISTORICAL COMPETENCES AND EUROPEAN/NATIONAL NARRATIVES IN TEXTBOOKSTEACHER’S APPRECIATION: POLITICAL PRIORITY, TENSION OR UNCERTAINTY? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ZIDAN, Eduardo Rodríguez et al. DESAFIOS PARA O DESENHO DE NOVAS PEDAGOGIAS BASEADAS EM TECNOLOGIAS MÓVEIS. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.236-259.  Epub June 26, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145513.

Apesar do aumento do investimento em tecnologia na América Latina, ainda se conhece pouco sobre a integração de dispositivos móveis nas práticas educacionais. O objetivo deste artigo é analisar o acesso, a percepção de utilidade e a frequência de uso dos laptops entregues gratuitamente pelo Plano Ceibal do Uruguai na prática pré-profissional dos alunos de pedagogia. Foi aplicado um método de pesquisa misto que inclui uma enquete a 385 alunos e 15 entrevistas em profundidade. Os resultados revelam um escasso aproveitamento pedagógico dos laptops e importantes desafios para as pedagogias emergentes. A maioria dos participantes incorpora os laptops a abordagens tradicionais de ensino.

Keywords : COMPUTADORES PORTÁTEIS; TECNOLOGIA DIGITAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PRÁTICA DE ENSINO.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Spanish     · English ( pdf ) | Spanish ( pdf )