SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número172COMPETENCIAS HISTÓRICAS Y NARRATIVAS EUROPEAS/NACIONALES EN LOS LIBROS DE TEXTOVALORIZACIÓN DEL PROFESOR: PRIORIDAD POLÍTICA, TENSIÓN O INCERTIDUMBRE? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ZIDAN, Eduardo Rodríguez et al. DESAFIOS PARA O DESENHO DE NOVAS PEDAGOGIAS BASEADAS EM TECNOLOGIAS MÓVEIS. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.236-259.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145513.

Apesar do aumento do investimento em tecnologia na América Latina, ainda se conhece pouco sobre a integração de dispositivos móveis nas práticas educacionais. O objetivo deste artigo é analisar o acesso, a percepção de utilidade e a frequência de uso dos laptops entregues gratuitamente pelo Plano Ceibal do Uruguai na prática pré-profissional dos alunos de pedagogia. Foi aplicado um método de pesquisa misto que inclui uma enquete a 385 alunos e 15 entrevistas em profundidade. Os resultados revelam um escasso aproveitamento pedagógico dos laptops e importantes desafios para as pedagogias emergentes. A maioria dos participantes incorpora os laptops a abordagens tradicionais de ensino.

Palabras clave : COMPUTADORES PORTÁTEIS; TECNOLOGIA DIGITAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PRÁTICA DE ENSINO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )