SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número172COMPETÊNCIAS HISTÓRICAS E NARRATIVAS EUROPEIAS/NACIONAIS NOS LIVROS DE TEXTOVALORIZAÇÃO DO PROFESSOR: PRIORIDADE POLÍTICA, TENSÃO OU INCERTEZA? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ZIDAN, Eduardo Rodríguez et al. DESAFIOS PARA O DESENHO DE NOVAS PEDAGOGIAS BASEADAS EM TECNOLOGIAS MÓVEIS. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.236-259.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145513.

Apesar do aumento do investimento em tecnologia na América Latina, ainda se conhece pouco sobre a integração de dispositivos móveis nas práticas educacionais. O objetivo deste artigo é analisar o acesso, a percepção de utilidade e a frequência de uso dos laptops entregues gratuitamente pelo Plano Ceibal do Uruguai na prática pré-profissional dos alunos de pedagogia. Foi aplicado um método de pesquisa misto que inclui uma enquete a 385 alunos e 15 entrevistas em profundidade. Os resultados revelam um escasso aproveitamento pedagógico dos laptops e importantes desafios para as pedagogias emergentes. A maioria dos participantes incorpora os laptops a abordagens tradicionais de ensino.

Palavras-chave : COMPUTADORES PORTÁTEIS; TECNOLOGIA DIGITAL; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PRÁTICA DE ENSINO.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )