SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue172CHALLENGES FOR THE DESIGN OF NEW PEDAGOGIES BASED ON MOBILE TECHNOLOGIESTRANSITIONING BETWEEN UNIVERSITY AND WORK: UNEQUAL TRAJECTORIES AND AFFIRMATIVE POLICIES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ENS, Romilda Teodora; RIBAS, Marciele Stiegler; OLIVEIRA, José Luis de  and  TRINDADE, Rui. VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR: PRIORIDADE POLÍTICA, TENSÃO OU INCERTEZA?. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.260-283.  Epub June 26, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145675.

O artigo objetiva analisar as representações de formandos do curso de Pedagogia sobre valorização de professores. Na primeira parte, trazemos uma reflexão sobre a valorização do professor nas políticas educacionais a partir da descrição da profissão docente no Brasil e sua “instabilidade”, tomando a ideologia política como “constantes sociais”. Na segunda, estudamos a Teoria das Representações Sociais e a compreensão das políticas educacionais, a partir da Teoria do Núcleo Central para apreender como estão estruturadas as representações sociais dos formandos de um curso de Pedagogia sobre a valorização do professor. Na sequência, traçamos os caminhos da pesquisa e, por meio das análises prototípicas, estudamos as representações sociais emergidas desses estudantes.

Keywords : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; VALORIZAÇÃO DOCENTE.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )