SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número172DESAFÍOS PARA EL DISEÑO DE NUEVAS PEDAGOGÍAS BASADAS EN TECNOLOGÍAS MÓVILESTRANSITANDO ENTRE UNIVERSIDAD Y TRABAJO: TRAYECTORIAS DESIGUALES Y POLÍTICAS AFIRMATIVAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ENS, Romilda Teodora; RIBAS, Marciele Stiegler; OLIVEIRA, José Luis de  y  TRINDADE, Rui. VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR: PRIORIDADE POLÍTICA, TENSÃO OU INCERTEZA?. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.260-283.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145675.

O artigo objetiva analisar as representações de formandos do curso de Pedagogia sobre valorização de professores. Na primeira parte, trazemos uma reflexão sobre a valorização do professor nas políticas educacionais a partir da descrição da profissão docente no Brasil e sua “instabilidade”, tomando a ideologia política como “constantes sociais”. Na segunda, estudamos a Teoria das Representações Sociais e a compreensão das políticas educacionais, a partir da Teoria do Núcleo Central para apreender como estão estruturadas as representações sociais dos formandos de um curso de Pedagogia sobre a valorização do professor. Na sequência, traçamos os caminhos da pesquisa e, por meio das análises prototípicas, estudamos as representações sociais emergidas desses estudantes.

Palabras clave : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; VALORIZAÇÃO DOCENTE.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )