Serviços Personalizados
Journal
Artigo
Compartilhar
Cadernos de Pesquisa
versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314
Resumo
ENS, Romilda Teodora; RIBAS, Marciele Stiegler; OLIVEIRA, José Luis de e TRINDADE, Rui. VALORIZAÇÃO DO PROFESSOR: PRIORIDADE POLÍTICA, TENSÃO OU INCERTEZA?. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.260-283. Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314. https://doi.org/10.1590/198053145675.
O artigo objetiva analisar as representações de formandos do curso de Pedagogia sobre valorização de professores. Na primeira parte, trazemos uma reflexão sobre a valorização do professor nas políticas educacionais a partir da descrição da profissão docente no Brasil e sua “instabilidade”, tomando a ideologia política como “constantes sociais”. Na segunda, estudamos a Teoria das Representações Sociais e a compreensão das políticas educacionais, a partir da Teoria do Núcleo Central para apreender como estão estruturadas as representações sociais dos formandos de um curso de Pedagogia sobre a valorização do professor. Na sequência, traçamos os caminhos da pesquisa e, por meio das análises prototípicas, estudamos as representações sociais emergidas desses estudantes.
Palavras-chave : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; REPRESENTAÇÕES SOCIAIS; VALORIZAÇÃO DOCENTE.

