SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue172TEACHER’S APPRECIATION: POLITICAL PRIORITY, TENSION OR UNCERTAINTY?SCHOOL CLIMATE EVALUATION: DESIGNING AND VALIDATING MEASUREMENT INSTRUMENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

GUIMARAES, Nadya Araujo; ANDRADA, Ana Carolina  and  PICANCO, Monise Fernandes. TRANSITANDO ENTRE UNIVERSIDADE E TRABALHO: TRAJETÓRIAS DESIGUAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.284-309.  Epub June 26, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146216.

O artigo analisa o processo de transição entre o ensino superior e o mercado de trabalho realizado por graduados oriundos de instituição de alto prestígio, uma das pioneiras em programa de ação afirmativa. Para tal, construiu-se um painel para acompanhar os percursos ocupacionais dos graduados das duas primeiras gerações do programa (ingressados em 2005 e 2006). O texto se compõe de quatro sessões, em que são apresentados o caso, a construção metodológica do painel, os resultados, sublinhando a diversidade das trajetórias e das chances de acesso a empregos de qualidade entre beneficiários, ou não, da política de inclusão, e os efeitos do programa sobre o destino ocupacional dos egressos.

Keywords : AÇÕES AFIRMATIVAS; ANÁLISE LONGITUDINAL; RELAÇÕES EDUCAÇÃO-TRABALHO; BRASIL.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )