SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número172TRANSITANDO ENTRE UNIVERSIDADE E TRABALHO: TRAJETÓRIAS DESIGUAIS E POLÍTICAS AFIRMATIVAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MORO, Adriano; VINHA, Telma Pileggi  e  MORAIS, Alessandra de. AVALIAÇÃO DO CLIMA ESCOLAR: CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE INSTRUMENTOS DE MEDIDA. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.172, pp.312-334.  Epub 26-Jun-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146151.

O objetivo deste estudo consiste na apresentação do processo de construção, testagem e validação de instrumentos de medida para mensurar o clima escolar, na perspectiva de alunos a partir do 7º ano do ensino fundamental, seus professores e gestores. Realizou-se uma revisão da literatura nacional e internacional sobre a temática, constituiu-se o conceito, a matriz de referência composta de oito dimensões inter-relacionadas e os instrumentos de medida. Com base numa amostra de 11.516 respondentes, procedeu-se às análises estatísticas e qualitativas concernentes ao processo de validação: evidências de validade de conteúdo e de constructo. As dimensões e seus respectivos itens indicaram boa carga componencial e bons índices de fidedignidade, de modo a validar os instrumentos de medida.

Palavras-chave : AMBIENTE ESCOLAR; INSTRUMENTO DE MEDIDA; VALIDADE.

        · resumo em Inglês | Espanhol | Francês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )