SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número173PEDAGOGÍA UNIVERSITARIA: PARA UNA POLÍTICA INSTITUCIONAL DE DESARROLLO DOCENTEEDUCACIÓN ESPECIAL Y AUTISMO: DE LAS PRÁCTICAS BASADAS EN EVIDENCIAS A LA ESCUELA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

KUMADA, Kate Mamhy Oliveira  y  PRIETO, Rosângela Gavioli. DESDOBRAMENTOS DA POLÍTICA DE EDUCAÇÃO SUPERIOR PARA FORMAÇÃO DO DOCENTE DE LIBRAS. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.64-84.  Epub 04-Oct-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145975.

O objetivo deste artigo consiste em identificar e analisar os desdobramentos das políticas de educação superior voltadas aos cursos para formação de professores de Língua Brasileira de Sinais na década ulterior ao Decreto n. 5.626 de 2005. A pesquisa documental, pautada nas contribuições da análise de conteúdo, permitiu delinear um panorama da oferta realizada por instituições federais de cursos superiores de Pedagogia Bilíngue e Licenciatura em Letras Libras no período entre 2006 e 2015. Os resultados desvelaram que a educação a distância foi a principal aliada na expansão do número de vagas, embora, no cômputo geral, haja um quantitativo ainda escasso de vagas e cursos superiores para a formação desses profissionais, sobretudo no segmento que abrange a educação infantil e os anos iniciais do ensino fundamental. Denota-se com isso a carência de egressos desses cursos no cenário nacional.

Palabras clave : LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; ENSINO SUPERIOR; DEFICIENTE DA AUDIÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )