SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número173EDUCAÇÃO ESPECIAL E AUTISMO: DAS PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIAS À ESCOLADIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CHILENAS CONTEMPLADOS A PARTIR DO SEU MARCO DE DESEMPENHO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

CARRASQUEIRA, Karina  e  KOSLINSKI, Mariane Campelo. FATORES ASSOCIADOS À MOBILIDADE DOCENTE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.106-130.  Epub 04-Out-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146014.

A forma como os professores são distribuídos entre escolas é uma questão relevante na discussão das desigualdades de oportunidades educacionais. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar características do professor e das escolas que influenciam a mobilidade docente. A pesquisa acompanhou a movimentação de docentes que tomaram posse na rede municipal do Rio de Janeiro entre 2009 e 2011 e foram realizadas regressões logísticas para estimar a probabilidade de o docente mudar de escola. O principal resultado encontrado foi que o número de vezes que a escola ganhou o Prêmio Anual de Desempenho apresentou o maior impacto na chance de mobilidade, indicando que a política que pretendia aumentar a aprendizagem dos alunos estava agravando a desigualdade do sistema educacional.

Palavras-chave : PROFESSORES; ESCOLAS; MOBILIDADE; OPORTUNIDADES EDUCACIONAIS.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )