SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número173FACTORES ASOCIADOS A LA MOVILIDAD DOCENTE EN EL MUNICIPIO DE RÍO DE JANEIROEDUCACIÓN, TECNOLOGÍA E INDUSTRIA CREATIVA: UN ESTUDIO DE CASO DEL WATTPAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MORENO, Nibaldo Benavides; DONOSO-DIAZ, Sebastián  y  ARAYA, Daniel Reyes. DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CHILENAS CONTEMPLADOS A PARTIR DO SEU MARCO DE DESEMPENHO. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.130-153.  Epub 04-Oct-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146317.

O Chile tem impulsionado enfaticamente o desempenho da liderança diretiva/pedagógica. Assim, tem introduzido instrumentos de apoio e guia, como o Marco para la Buena Dirección y el Liderazgo Escolar [Marco para a Boa Direção e a Liderança Escolar] (MBDLE). São analisadas as opiniões de diretores de estabelecimentos públicos da região de Maule (Chile), no contexto das suas práticas cotidianas situadas nos recursos pessoais ligados a esse eixo orientador. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo. Os resultados demonstram que a maioria dos diretores utilizam práticas coincidentes com esses recursos, transferindo sua atenção de matérias de gestão mais convencional para as dimensões propostas no marco, observando-se a necessidade de potencializar melhor alguns componentes do mesmo.

Palabras clave : DIRETOR ESCOLAR; LIDERANÇA; RECURSOS; CHILE.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )