SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número173FATORES ASSOCIADOS À MOBILIDADE DOCENTE NO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIROEDUCAÇÃO, TECNOLOGIA E INDÚSTRIA CRIATIVA: UM ESTUDO DE CASO DO WATTPAD índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MORENO, Nibaldo Benavides; DONOSO-DIAZ, Sebastián  e  ARAYA, Daniel Reyes. DIRETORES DE ESCOLAS PÚBLICAS CHILENAS CONTEMPLADOS A PARTIR DO SEU MARCO DE DESEMPENHO. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.130-153.  Epub 04-Out-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146317.

O Chile tem impulsionado enfaticamente o desempenho da liderança diretiva/pedagógica. Assim, tem introduzido instrumentos de apoio e guia, como o Marco para la Buena Dirección y el Liderazgo Escolar [Marco para a Boa Direção e a Liderança Escolar] (MBDLE). São analisadas as opiniões de diretores de estabelecimentos públicos da região de Maule (Chile), no contexto das suas práticas cotidianas situadas nos recursos pessoais ligados a esse eixo orientador. Trata-se de um estudo exploratório qualitativo. Os resultados demonstram que a maioria dos diretores utilizam práticas coincidentes com esses recursos, transferindo sua atenção de matérias de gestão mais convencional para as dimensões propostas no marco, observando-se a necessidade de potencializar melhor alguns componentes do mesmo.

Palavras-chave : DIRETOR ESCOLAR; LIDERANÇA; RECURSOS; CHILE.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )