SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número173ETNICIDAD Y RAZA EN ACTIVIDADES DE LENGUA INGLESA EN UNA UNIVERSIDAD EN BAHÍADIMENSIONES BIOGRÁFICAS, RESPUESTAS COMUNITÁRIAS: TENSIONES EN UNA POLÍTICA SOCIOEDUCATIVA EN PORTUGAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

DORNELLES, Priscila Gomes  y  WENETZ, Ileana. UMA ANÁLISE GENERIFICADA SOBRE O PROJETO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.226-243.  Epub 04-Oct-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146074.

A partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, discutimos como gênero e diversidade são acionados conceitual e metodologicamente na agenda de uma política de formação de professores/as da educação básica pautada pela educação para a diversidade, intitulada Projeto Gênero e Diversidade na Escola (GDE). Analisamos quatro documentos norteadores do GDE entre os anos 2007 e 2011. Realizamos uma análise cultural para argumentar sobre as ininteligibilidades de uma educação em gênero e em diversidade proposta pela política organizada com base no trato com a diversidade sexual e a diversidade cultural, bem como o sexo e o binarismo de gênero. Tensionamos seus limites e potencialidades como agenda de Estado para o governamento a expensas da produção de corpos (in)viáveis.

Palabras clave : DIVERSIDADE; POLÍTICAS PÚBLICAS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PROJETO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )