SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número173ETNICIDADE E RAÇA EM ATIVIDADES DE LÍNGUA INGLESA EM UMA UNIVERSIDADE NA BAHIADIMENSÕES BIOGRÁFICAS, RESPOSTAS COMUNITÁRIAS: TENSÕES NUMA POLÍTICA SOCIOEDUCACIONAL EM PORTUGAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

DORNELLES, Priscila Gomes  e  WENETZ, Ileana. UMA ANÁLISE GENERIFICADA SOBRE O PROJETO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.226-243.  Epub 04-Out-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146074.

A partir dos estudos feministas e em uma perspectiva pós-estruturalista, discutimos como gênero e diversidade são acionados conceitual e metodologicamente na agenda de uma política de formação de professores/as da educação básica pautada pela educação para a diversidade, intitulada Projeto Gênero e Diversidade na Escola (GDE). Analisamos quatro documentos norteadores do GDE entre os anos 2007 e 2011. Realizamos uma análise cultural para argumentar sobre as ininteligibilidades de uma educação em gênero e em diversidade proposta pela política organizada com base no trato com a diversidade sexual e a diversidade cultural, bem como o sexo e o binarismo de gênero. Tensionamos seus limites e potencialidades como agenda de Estado para o governamento a expensas da produção de corpos (in)viáveis.

Palavras-chave : DIVERSIDADE; POLÍTICAS PÚBLICAS; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PROJETO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )