SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número173UN ANÁLISIS GENERIFICADO DEL PROJETO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA“JULGUEMOS EL PRESENTE POR EL PASADO”: CORONACIÓN DE LA EDUCACIÓN FÍSICA POR LOS DEPORTES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

ANTUNES, Fátima  y  BARROS, Rosanna. DIMENSÕES BIOGRÁFICAS, RESPOSTAS COMUNITÁRIAS: TENSÕES NUMA POLÍTICA SOCIOEDUCACIONAL EM PORTUGAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.244-265.  Epub 04-Oct-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145894.

Neste artigo1debatemos sentidos da microintervenção educacional levada a cabo em projetos de âmbito comunitário. Interessou-nos estudar implicações entre as novas lógicas de gestão pública e a gestão de desigualdades sociais e escolares, que o Programa InovAção (PI) traduz. A análise dos dados sugere a ambivalência de sentidos e resultados da microintervenção comunitária: observam-se práticas, apoiadas em compromissos sociais alargados, de construção coletiva da capacitação individual (a gestão do eu, aprender o ofício de aluno, normalizar biografias académicas) em tensão com a vinculação a respostas educacionais de cariz remediativo e orientações para a individualização e localização das intervenções face a problemas escolares, de que são objeto os sujeitos excluídos.

Palabras clave : GOVERNAÇÃO; FRACASSO ESCOLAR; ABANDONO ESCOLAR; DESIGUALDADES SOCIOEDUCATIVAS.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )