SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número173UMA ANÁLISE GENERIFICADA SOBRE O PROJETO GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA“JULGUEMOS O PRESENTE PELO PASSADO”: COROAMENTO DA EDUCAÇÃO FÍSICA PELOS ESPORTES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ANTUNES, Fátima  e  BARROS, Rosanna. DIMENSÕES BIOGRÁFICAS, RESPOSTAS COMUNITÁRIAS: TENSÕES NUMA POLÍTICA SOCIOEDUCACIONAL EM PORTUGAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.173, pp.244-265.  Epub 04-Out-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145894.

Neste artigo1debatemos sentidos da microintervenção educacional levada a cabo em projetos de âmbito comunitário. Interessou-nos estudar implicações entre as novas lógicas de gestão pública e a gestão de desigualdades sociais e escolares, que o Programa InovAção (PI) traduz. A análise dos dados sugere a ambivalência de sentidos e resultados da microintervenção comunitária: observam-se práticas, apoiadas em compromissos sociais alargados, de construção coletiva da capacitação individual (a gestão do eu, aprender o ofício de aluno, normalizar biografias académicas) em tensão com a vinculação a respostas educacionais de cariz remediativo e orientações para a individualização e localização das intervenções face a problemas escolares, de que são objeto os sujeitos excluídos.

Palavras-chave : GOVERNAÇÃO; FRACASSO ESCOLAR; ABANDONO ESCOLAR; DESIGUALDADES SOCIOEDUCATIVAS.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )