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Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

INFANTINO, Agnese. DEFININDO UMA ESTRUTURA PARA 0 A 6 ANOS DE IDADE. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.36-49.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146092.

A nova perspectiva legislativa italiana sobre o atendimento da creche e pré-escola - conforme estabelecido pela Lei n. 107/2015 e pelo Decreto n. 65/2017 - prevê um “sistema integrado de educação e instrução, desde o nascimento até os seis anos”, introduzindo, assim, mudanças importantes no sistema existente, tanto do ponto de vista organizacional/administrativo quanto do ponto de vista cultural/pedagógico. A definição da continuidade educacional, do desenvolvimento profissional de educadores e professores, da coordenação local do atendimento e da criação de centros de atendimento à infância [“Poli dell’infanzia”] são temas novos, que precisam ser explorados e traduzidos em realidade concreta. A nova estrutura regulatória abre caminho para uma nova onda de experimentações e inovação, mas, ao mesmo tempo, levanta questões críticas para o atendimento de creche e pré-escola, as quais, se não forem abordadas, podem impedir a criação efetiva de oportunidades educacionais novas e de maior qualidade para as crianças.

Palavras-chave : INFÂNCIA; EDUCAÇÃO INFANTIL; PEDAGOGIA; ITÁLIA.

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