SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número174DEFINIENDO UN MARCO DE 0 A 6 AÑOS DE EDADFORMACIÓN DE PROFESORES DE EDUCACIÓN INFANTIL Y EL PIBID índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

COUTINHO, Ângela Scalabrin; MORO, Catarina  y  VIEIRA, Daniele Marques. A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.52-74.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146174.

O presente texto expõe e discute uma investigação qualitativa sobre a avaliação da brincadeira em uma instituição de Educação Infantil de Curitiba. Foi proposto um percurso de avaliação interna, participativo e formativo junto ao corpo docente, coordenação, direção e assessoramento pedagógico de uma instituição educacional para crianças de 4 meses a 6 anos incompletos. Fez parte desse processo a construção ad hoc de um instrumento que deu suporte para as reflexões e discussões em grupo, visando a uma “participação protagônica”. Ao final, evidenciou-se a ampliação da consciência das perspectivas individuais e coletivas acerca da brincadeira. A construção coletiva do instrumento a partir de um processo de investigação permitiu o aprofundamento de conceitos ligados ao tema e consistiu em um processo de formação continuada singular.

Palabras clave : EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINCADEIRA; QUALIDADE; AVALIAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )