SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número174DEFININDO UMA ESTRUTURA PARA 0 A 6 ANOS DE IDADEFORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O PIBID índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

COUTINHO, Ângela Scalabrin; MORO, Catarina  e  VIEIRA, Daniele Marques. A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.52-74.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146174.

O presente texto expõe e discute uma investigação qualitativa sobre a avaliação da brincadeira em uma instituição de Educação Infantil de Curitiba. Foi proposto um percurso de avaliação interna, participativo e formativo junto ao corpo docente, coordenação, direção e assessoramento pedagógico de uma instituição educacional para crianças de 4 meses a 6 anos incompletos. Fez parte desse processo a construção ad hoc de um instrumento que deu suporte para as reflexões e discussões em grupo, visando a uma “participação protagônica”. Ao final, evidenciou-se a ampliação da consciência das perspectivas individuais e coletivas acerca da brincadeira. A construção coletiva do instrumento a partir de um processo de investigação permitiu o aprofundamento de conceitos ligados ao tema e consistiu em um processo de formação continuada singular.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO INFANTIL; BRINCADEIRA; QUALIDADE; AVALIAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )