SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número174LA EVALUACIÓN DE LA CALIDAD DEL JUEGO EN LA EDUCACIÓN INFANTILLECTURA Y ESCRITURA EN LA EDUCACIÓN INFANTIL: CONTEXTOS Y PRÁCTICAS EN DIÁLOGO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

GUIMARAES, Daniela Oliveira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O PIBID. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.76-99.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145997.

Este artigo tem como objetivo compreender peculiaridades da formação de professores da educação infantil e discutir especificidades da docência nesse contexto. Para tal, apresenta reflexões acerca do trabalho formativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Pedagogia/Educação Infantil numa universidade federal nos anos de 2016 e 2017, a partir da análise dos registros produzidos no processo. Os interlocutores privilegiados são: Mikhail Bakhtin, na consideração do caráter alteritário da formação; e, paralelamente, Maurice Tardif, Antonio Nóvoa e Maria do Céu Roldão, que sublinham a centralidade da prática na formação e a profissionalidade dos professores. Nesse cenário, são tematizados desafios da docência na 1ª etapa da educação básica; de modo especial, a construção de práticas pedagógicas centradas nas crianças.

Palabras clave : EDUCAÇÃO INFANTIL; ALTERIDADE; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PIBID.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )