SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número174A AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA BRINCADEIRA NA EDUCAÇÃO INFANTILLEITURA E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTEXTOS E PRÁTICAS EM DIÁLOGO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

GUIMARAES, Daniela Oliveira. FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO INFANTIL E O PIBID. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.76-99.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053145997.

Este artigo tem como objetivo compreender peculiaridades da formação de professores da educação infantil e discutir especificidades da docência nesse contexto. Para tal, apresenta reflexões acerca do trabalho formativo do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) Pedagogia/Educação Infantil numa universidade federal nos anos de 2016 e 2017, a partir da análise dos registros produzidos no processo. Os interlocutores privilegiados são: Mikhail Bakhtin, na consideração do caráter alteritário da formação; e, paralelamente, Maurice Tardif, Antonio Nóvoa e Maria do Céu Roldão, que sublinham a centralidade da prática na formação e a profissionalidade dos professores. Nesse cenário, são tematizados desafios da docência na 1ª etapa da educação básica; de modo especial, a construção de práticas pedagógicas centradas nas crianças.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO INFANTIL; ALTERIDADE; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; PIBID.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )