SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue174READING AND WRITING IN EARLY CHILDHOOD EDUCATION: CONTEXTS AND PRACTICES UNDER DEBATEGENDER RESPECT AND EQUALITY IN THE INITIAL TEACHER TRAINING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

ALMEIDA, Patrícia Cristina Albieri de; DAVIS, Claudia Leme Ferreira; CALIL, Ana Maria Gimenes Corrêa  and  VILALVA, Adriana Mallmann. CATEGORIAS TEÓRICAS DE SHULMAN: REVISÃO INTEGRATIVA NO CAMPO DA FORMAÇÃO DOCENTE. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.130-149.  Epub Nov 20, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146654.

Este estudo apresenta uma revisão integrativa da literatura que buscou identificar as tendências e características das produções acadêmicas brasileiras que fizeram uso do conhecimento pedagógico do conteúdo [pedagogical content knowledge] (PCK) e dos processos de ação e raciocínio pedagógicos, categorias teóricas de conhecimento docente formuladas por Shulman e colaboradores. Foram localizadas 114 produções, a maioria publicada a partir de 2010. O interesse das pesquisas incide principalmente na formação inicial de professores e nos docentes que atuam nos anos finais do ensino fundamental e/ou no ensino médio, de modo a apreender como se dá o desenvolvimento e a mobilização do PCK. A análise aqui apresentada pode estimular o desenvolvimento de novas pesquisas.

Keywords : FORMAÇÃO DE PROFESSORES; CONHECIMENTO; RACIOCÍNIO; PEDAGOGIA.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )