SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue174SHULMAN’S THEORETICAL CATEGORIES: AN INTEGRATIVE REVIEW IN THE FIELD OF TEACHER EDUCATIONPROFILES OF TRAINEES IN SUPERVISED TEACHING PRACTICE IN PORTUGAL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

RODRIGUEZ, Rocío Serrano; GRACIA, Elisa Pérez; CHAN, Monserrat Bustamante  and  CAMARGO, Antonio Carpio. RESPEITO E IGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO DA FORMAÇÃO INICIAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.152-166.  Epub Nov 20, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146162.

São apresentados os resultados da análise das opiniões de 353 alunos do Mestrado de Formação dos Professores de Ensino Médio da Universidade de Córdoba (Espanha) sobre competência transversal focada no planejamento de espaços de aprendizagem que promovam o respeito e a igualdade de gênero. Através de um questionário na escala Likert, foram coletadas contribuições em relação ao nível de desenvolvimento e à importância atribuída a tal competência. Os resultados mostram a existência de diferenças entre gêneros e macro-áreas de conhecimento no caso do nível de desenvolvimento adquirido. Acreditamos que é preciso aprofundar a investigação sobre os fatores que favorecem essas diferenças e a evolução dos diferentes estilos de aprendizagem por nível universitário e gênero. Isso permitiria uma maior compreensão dos métodos de aprendizagem dos alunos e, assim, uma melhoria de seu processo formativo.

Keywords : RELAÇÕES DE GÊNERO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; COMPETÊNCIA PROFISSIONAL.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )