SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número174CATEGORÍAS TEÓRICAS DE SHULMAN: REVISIÓN INTEGRATIVA EN EL ÁMBITO DE LA FORMACIÓN DOCENTEPERFILES DE ESTUDIANTES EN PRÁCTICAS EN LA ENSEÑANZA SUPERVISADA EN PORTUGAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

RODRIGUEZ, Rocío Serrano; GRACIA, Elisa Pérez; CHAN, Monserrat Bustamante  y  CAMARGO, Antonio Carpio. RESPEITO E IGUALDADE DE GÊNERO NO ENSINO DA FORMAÇÃO INICIAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.152-166.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146162.

São apresentados os resultados da análise das opiniões de 353 alunos do Mestrado de Formação dos Professores de Ensino Médio da Universidade de Córdoba (Espanha) sobre competência transversal focada no planejamento de espaços de aprendizagem que promovam o respeito e a igualdade de gênero. Através de um questionário na escala Likert, foram coletadas contribuições em relação ao nível de desenvolvimento e à importância atribuída a tal competência. Os resultados mostram a existência de diferenças entre gêneros e macro-áreas de conhecimento no caso do nível de desenvolvimento adquirido. Acreditamos que é preciso aprofundar a investigação sobre os fatores que favorecem essas diferenças e a evolução dos diferentes estilos de aprendizagem por nível universitário e gênero. Isso permitiria uma maior compreensão dos métodos de aprendizagem dos alunos e, assim, uma melhoria de seu processo formativo.

Palabras clave : RELAÇÕES DE GÊNERO; FORMAÇÃO DE PROFESSORES; COMPETÊNCIA PROFISSIONAL.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )