SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue174GENDER RESPECT AND EQUALITY IN THE INITIAL TEACHER TRAININGMALE TEACHERS WHO ARE FATHERS AND THE MONITORING OF CHILDREN’S SCHOOL LIFE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

TOMAS, Catarina  and  GONCALVES, Carolina. PERFIS DE ESTAGIÁRIOS NA PRÁTICA DE ENSINO SUPERVISIONADA EM PORTUGAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.168-181.  Epub Nov 20, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146432.

Este artigo apresenta a identificação de três perfis exploratórios de padrões de práticas reflexivas de 115 estudantes-estagiários/as que frequentam os mestrados de formação de educadores/as de infância e professores/as do 1º e do 2º ciclo do ensino básico, em Portugal continental, em relação à prática de ensino supervisionada (PES). Os dados apresentados, resultantes da análise estatística baseada na análise de correspondências múltiplas (ACM), permitem identificar dois perfis diferenciados pelo impacto das reflexões escritas durante a PES e respetiva justificação, pelo subsistema de ensino superior que frequentam, pela natureza jurídica do subsistema e pelos modelos adotados, bem como um terceiro grupo diferenciado pelo modelo pedagógico adotado e pelo subsistema frequentado.

Keywords : PRÁTICA DE ENSINO; SUPERVISÃO; EDUCAÇÃO BÁSICA; ENSINO SUPERIOR.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )