SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue174PROFILES OF TRAINEES IN SUPERVISED TEACHING PRACTICE IN PORTUGALAFFECTION PERCEIVED AND FELT: REPRESENTATIONS OF PRIMARY EDUCATION STUDENTS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

OLIVEIRA, Rosilane Katia de  and  NOGUEIRA, Marlice de Oliveira e. PAIS PROFESSORES HOMENS E O ACOMPANHAMENTO DA VIDA ESCOLAR DOS FILHOS. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.182-203.  Epub Nov 20, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146641.

O artigo discute as práticas educativas desenvolvidas na escolarização dos filhos por dez pais professores homens, residentes em cinco cidades do estado de Minas Gerais. Primeiramente, realizamos um levantamento na Superintendência Regional de Ensino de Ouro Preto, objetivando identificar o número de professores/as em atuação na educação básica e, posteriormente, procedemos à escolha dos sujeitos. Em seguida, aplicamos um questionário aos pais professores para traçar o perfil sociológico, profissional e educacional e entrevistas semiestruturadas que tiveram como foco as dinâmicas e práticas educativas familiares. Os resultados indicam que os pais professores homens, com uma carga horária de trabalho docente extensa, monitoram a vida escolar dos filhos, sem, no entanto, exercer forte regulação e controle das atividades escolares e extraescolares, e se mantêm, muitas vezes, nos bastidores do processo de acompanhamento familiar da escolarização.

Keywords : PAIS PROFESSORES; PRÁTICAS EDUCATIVAS; FILHOS; ESCOLARIZAÇÃO.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )