SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número174PADRES PROFESORES HOMBRES Y EL SEGUIMIENTO DE LA VIDA ESCOLAR DE LOS HIJOSESCUELA Y MEDIOS DIGITALES: ALGUNAS REFLEXIONES SOBRE EL PROYECTO TRANSMEDIA LITERACY índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

OSTI, Andréia  y  TASSONI, Elvira Cristina Martins. AFETIVIDADE PERCEBIDA E SENTIDA: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.204-220.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146575.

Afetos vividos por alunos no ambiente escolar influenciam o processo de aprendizagem. Buscou-se investigar como os estudantes percebem o ambiente da aprendizagem e quais os sentimentos envolvidos na relação com o aprender, bem como mensurar as diferenças de gênero. Participaram 312 alunos do 5º ano do ensino fundamental de três escolas municipais de cidade no interior de São Paulo. Foi aplicada a Técnica de Associação Livre de Palavras e os resultados evidenciam que os meninos têm sentimentos e percepções mais negativas relativas à escola e ao relacionamento com o professor. As meninas têm sentimentos mais positivos e os negativos são direcionados para si. A pesquisa colabora para o campo da formação de professores, ao discutir as relações entre afetividade e cognição.

Palabras clave : REPRESENTAÇÃO; AFETIVIDADE; EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM; RELAÇÕES INTERPESSOAIS.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )