SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número174PAIS PROFESSORES HOMENS E O ACOMPANHAMENTO DA VIDA ESCOLAR DOS FILHOSESCOLA E MÍDIA DIGITAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROJETO TRANSMEDIA LITERACY índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

OSTI, Andréia  e  TASSONI, Elvira Cristina Martins. AFETIVIDADE PERCEBIDA E SENTIDA: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.204-220.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146575.

Afetos vividos por alunos no ambiente escolar influenciam o processo de aprendizagem. Buscou-se investigar como os estudantes percebem o ambiente da aprendizagem e quais os sentimentos envolvidos na relação com o aprender, bem como mensurar as diferenças de gênero. Participaram 312 alunos do 5º ano do ensino fundamental de três escolas municipais de cidade no interior de São Paulo. Foi aplicada a Técnica de Associação Livre de Palavras e os resultados evidenciam que os meninos têm sentimentos e percepções mais negativas relativas à escola e ao relacionamento com o professor. As meninas têm sentimentos mais positivos e os negativos são direcionados para si. A pesquisa colabora para o campo da formação de professores, ao discutir as relações entre afetividade e cognição.

Palavras-chave : REPRESENTAÇÃO; AFETIVIDADE; EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGEM; RELAÇÕES INTERPESSOAIS.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )