SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número174AFETIVIDADE PERCEBIDA E SENTIDA: REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTALINTERVENÇÃO EM PRINCÍPIOS DE CONTAGEM: DESENVOLVIMENTO DO PROGRAMA E APLICAÇÃO INICIAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

LEDESMA, Alejo Ezequiel González López. ESCOLA E MÍDIA DIGITAL: ALGUMAS REFLEXÕES SOBRE O PROJETO TRANSMEDIA LITERACY. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.222-245.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146249.

Neste ensaio nos ocupamos de analisar política, cultural e didaticamente o projeto educativo Transmedia Literacy (TL) (2015-2018). Com este motivo realizamos, primeiramente, uma descrição do projeto, avaliamos seu diagnóstico inicial, seus antecedentes e filiações midiático-digitais e pedagógicas, e seu alcance com relação ao cenário educacional da região latino-americana. A seguir, assumindo uma perspectiva sociocultural, antropológica e histórica da cultura escolar, revisamos uma série de problemas epistemológicos, teórico-metodológicos e políticos que consideramos que o atravessam. Sobretudo, detivemo-nos para dissecar uma das propostas didáticas do Teacher’s Kit que o TL oferece aos professores como orientação inovadora para o ensino com mídia digital. Por último, expusemos uma série de orientações gerais que atuam como alternativas -ainda em desenvolvimento- para as propostas do projeto analisado.

Palavras-chave : TRANSMEDIA LITERACY; TECNOLOGIA EDUCACIONAL; MÍDIAS DIGITAIS; PEDAGOGIA.

        · resumo em Espanhol | Inglês | Francês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )