SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número174INTERVENCIÓN SOBRE PRINCIPIOS DE CONTEO: DESARROLLO DEL PROGRAMA Y APLICACIÓN INICIALEDUCACIÓN POPULAR Y JUVENTUD: EL MOVIMIENTO SOCIAL COMO ESPACIO EDUCATIVO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

BASTOS, Amélia  y  FERRAO, Maria Eugénia. ANÁLISE DA RETENÇÃO ESCOLAR ATRAVÉS DE MODELOS MULTINÍVEL: UM ESTUDO EM PORTUGAL. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.270-288.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146131.

Este artigo investiga a retenção escolar em Portugal usando microdados. Com a aplicação de modelos multinível, analisa-se o número de retenções no ensino obrigatório - variável explicada -, considerando como potenciais variáveis explicativas - características individuais do aluno, seu contexto familiar em termos sociodemográficos e económicos e suas condições de vida. Também se investiga o impacto da escola de per si na variável endógena. Os resultados obtidos confirmam a importância das características individuais e familiares e das condições de vida na retenção escolar. A análise empírica mostra que a probabilidade de reprovação de um aluno varia de escola para escola, demonstrando a importância do impacto da escola de per si na retenção escolar.

Palabras clave : RETENÇÃO ESCOLAR; PARTICIPAÇÃO SOCIAL; MODELO MULTINÍVEL.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )