SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 issue174ANALYSIS OF GRADE REPETITION THROUGH MULTILEVEL MODELS: A STUDY FROM PORTUGALEXTENSION PROGRAMS AS A TOOL TO BRIDGE THE GAP BETWEEN UNIVERSITY AND HIGH SCHOOL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

LUCENA, Hadassa Monteiro de Albuquerque; CARAMELO, João Carlos Pereira  and  SILVA, Severino Bezerra da. EDUCAÇÃO POPULAR E JUVENTUDE: O MOVIMENTO SOCIAL COMO ESPAÇO EDUCATIVO. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.290-315.  Epub Nov 20, 2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146754.

Este estudo teve por objetivo compreender como os sujeitos, no decurso de suas histórias de vida e por meio de processos sobretudo de aprendizagem experiencial, construíram saberes e conhecimentos na participação em um movimento social. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas, para obter narrativas de histórias de vida de seis participantes de um movimento brasileiro que reúne jovens em todo o país: o Levante Popular da Juventude. A pesquisa conduzida permite compreender como a experiência educativa vivenciada em movimentos sociais favorece a emancipação dos sujeitos que a vivenciam e leva a uma conscientização a respeito da cidadania participativa diante da realidade local e global.

Keywords : MOVIMENTOS SOCIAIS; EDUCAÇÃO POPULAR; JUVENTUDE; APRENDIZAGEM.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )