SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.49 número174ANÁLISIS DE LA RETENCIÓN ESCOLAR A TRAVÉS DE MODELOS MULTINIVEL: UN ESTUDIO EN PORTUGALEXTENSIÓN COMO HERRAMIENTA PARA ACERCAR LA UNIVERSIDAD A LA ENSEÑANZA SECUNDARIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

LUCENA, Hadassa Monteiro de Albuquerque; CARAMELO, João Carlos Pereira  y  SILVA, Severino Bezerra da. EDUCAÇÃO POPULAR E JUVENTUDE: O MOVIMENTO SOCIAL COMO ESPAÇO EDUCATIVO. Cad. Pesqui. [online]. 2019, vol.49, n.174, pp.290-315.  Epub 20-Nov-2019. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146754.

Este estudo teve por objetivo compreender como os sujeitos, no decurso de suas histórias de vida e por meio de processos sobretudo de aprendizagem experiencial, construíram saberes e conhecimentos na participação em um movimento social. Para tal, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com recurso a entrevistas semiestruturadas, para obter narrativas de histórias de vida de seis participantes de um movimento brasileiro que reúne jovens em todo o país: o Levante Popular da Juventude. A pesquisa conduzida permite compreender como a experiência educativa vivenciada em movimentos sociais favorece a emancipação dos sujeitos que a vivenciam e leva a uma conscientização a respeito da cidadania participativa diante da realidade local e global.

Palabras clave : MOVIMENTOS SOCIAIS; EDUCAÇÃO POPULAR; JUVENTUDE; APRENDIZAGEM.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )