SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue175Federal civil service examinations for university faculty and affirmative actions for racial equalityEpistemological strands of public policies: between descriptive and prescriptive analyses author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

DIAZ, Diego Palacios; KAWADA, Felipe Hidalgo; MONZON, Noemí Suárez  and  STUARDO, Paulina Saavedra. Leitura crítica das políticas educacionais na era neoliberal: o caso chileno. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.30-54.  Epub Apr 29, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146449.

Este artigo aborda as tendências de mercantilização e privatização no Chile na era neoliberal mediante discursos e argumentos promovidos nas atuais políticas educacionais para resolver o problema da qualidade e da desigualdade socioeducativa. Explora, através da Análise Crítica do Discurso e da Análise Política do Discurso, um corpus de promulgações presidenciais geradas a partir de 2008 para tratar esse problema. Os resultados mostram argumentos que, com efeito bucle, oferecem soluções de mercado para os problemas que surgiram após quatro décadas de neoliberalismo educacional no Chile. Eles são discutidos a partir dos efeitos sociolinguísticos que os discursos neoliberais provocam no debate educacional e da necessidade de desmistificar e confrontar a hegemonia neoliberal.

Keywords : POLÍTICA EDUCACIONAL; CHILE; NEOLIBERALISMO; DISCURSO.

        · abstract in English | Spanish | French     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )