SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número175Concursos públicos federales para profesores y acciones afirmativas para candidatos negrosVertientes epistemológicas de las políticas públicas: entre los análisis descriptivo y prescriptivo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

DIAZ, Diego Palacios; KAWADA, Felipe Hidalgo; MONZON, Noemí Suárez  y  STUARDO, Paulina Saavedra. Leitura crítica das políticas educacionais na era neoliberal: o caso chileno. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.30-54.  Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146449.

Este artigo aborda as tendências de mercantilização e privatização no Chile na era neoliberal mediante discursos e argumentos promovidos nas atuais políticas educacionais para resolver o problema da qualidade e da desigualdade socioeducativa. Explora, através da Análise Crítica do Discurso e da Análise Política do Discurso, um corpus de promulgações presidenciais geradas a partir de 2008 para tratar esse problema. Os resultados mostram argumentos que, com efeito bucle, oferecem soluções de mercado para os problemas que surgiram após quatro décadas de neoliberalismo educacional no Chile. Eles são discutidos a partir dos efeitos sociolinguísticos que os discursos neoliberais provocam no debate educacional e da necessidade de desmistificar e confrontar a hegemonia neoliberal.

Palabras clave : POLÍTICA EDUCACIONAL; CHILE; NEOLIBERALISMO; DISCURSO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español     · Español ( pdf )