SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue175Epistemological strands of public policies: between descriptive and prescriptive analysesThe utility of physical education according to students from Germany and Chile author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Análise comparada da jornada escolar em países da União Européia. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.78-94.  Epub Apr 29, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146760.

O presente artigo tem como objetivo analisar as jornadas escolares de países da União Europeia, sistematizando semelhanças e diferenças entre os sistemas educativos. A análise comparada envolveu quinze países-membros e focalizou as fases descritiva e comparativa do método comparativo clássico. As jornadas escolares são construções sócio-históricas e culturais, o que resulta em políticas ora convergentes, ora divergentes na região. De forma geral, a jornada escolar compulsória dos países europeus é de 5 a 6 horas diárias. No entanto existem muitas especificidades, entre as quais o investimento em políticas que integram atividades curriculares, extracurriculares e tempos socioeducativos supervisionados. Por meio da análise comparada foi possível identificar perspectivas e alternativas à configuração da jornada escolar para melhor responder às demandas e necessidades dos sujeitos da educação.

Keywords : JORNADA ESCOLAR; SISTEMA EDUCATIVO; UNIÃO EUROPEIA; POLÍTICA EDUCACIONAL.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )