SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número175Vertentes epistemológicas das políticas públicas: entre as análises descritiva e prescritivaThe utility of physical education according to students from Germany and Chile índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

PARENTE, Cláudia da Mota Darós. Análise comparada da jornada escolar em países da União Européia. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.78-94.  Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146760.

O presente artigo tem como objetivo analisar as jornadas escolares de países da União Europeia, sistematizando semelhanças e diferenças entre os sistemas educativos. A análise comparada envolveu quinze países-membros e focalizou as fases descritiva e comparativa do método comparativo clássico. As jornadas escolares são construções sócio-históricas e culturais, o que resulta em políticas ora convergentes, ora divergentes na região. De forma geral, a jornada escolar compulsória dos países europeus é de 5 a 6 horas diárias. No entanto existem muitas especificidades, entre as quais o investimento em políticas que integram atividades curriculares, extracurriculares e tempos socioeducativos supervisionados. Por meio da análise comparada foi possível identificar perspectivas e alternativas à configuração da jornada escolar para melhor responder às demandas e necessidades dos sujeitos da educação.

Palavras-chave : JORNADA ESCOLAR; SISTEMA EDUCATIVO; UNIÃO EUROPEIA; POLÍTICA EDUCACIONAL.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )