SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número175La utilidad de educación física según escolares de Alemania y ChileDispositivo de evaluación educativa de ceará: la (in) visibilidad de estudiantes discapacitados índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

MANGHI, Dominique et al. Para compreender a educação inclusiva chilena: panorama de políticas e pesquisa educativa. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.114-134.  Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146605.

O conceito de educação inclusiva foi construído a partir de diversas fontes, cercado de outras noções como fracasso, qualidade e eficácia, que influem em sua interpretação e implementação. Este artigo de discussão teórica tenta compreender a partir de uma perspectiva educativa como foi construída essa confluência de ideias. Para tanto realiza-se uma cronologia de antecedentes de políticas internacionais e nacionais chilenas, bem como de tendências em pesquisas, entendendo-as como preocupações universais, hipóteses de trabalho e objetos de estudo, respectivamente. A discussão nos revela a complexidade do conceito ao observá-lo de maneira contextualizada e torna transparentes as lógicas psicopedagógicas, de eficácia dos recursos e de qualidade e inclusão nas quais se baseia.

Palabras clave : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; PESQUISA; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Español | Inglés     · Español ( pdf ) | Inglés ( pdf )