SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número175The utility of physical education according to students from Germany and ChileDispositivo de avaliação educacional do ceará: a (in)visibilidade dos estudantes deficientes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

MANGHI, Dominique et al. Para compreender a educação inclusiva chilena: panorama de políticas e pesquisa educativa. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.114-134.  Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146605.

O conceito de educação inclusiva foi construído a partir de diversas fontes, cercado de outras noções como fracasso, qualidade e eficácia, que influem em sua interpretação e implementação. Este artigo de discussão teórica tenta compreender a partir de uma perspectiva educativa como foi construída essa confluência de ideias. Para tanto realiza-se uma cronologia de antecedentes de políticas internacionais e nacionais chilenas, bem como de tendências em pesquisas, entendendo-as como preocupações universais, hipóteses de trabalho e objetos de estudo, respectivamente. A discussão nos revela a complexidade do conceito ao observá-lo de maneira contextualizada e torna transparentes as lógicas psicopedagógicas, de eficácia dos recursos e de qualidade e inclusão nas quais se baseia.

Palavras-chave : POLÍTICAS EDUCACIONAIS; PESQUISA; EDUCAÇÃO INCLUSIVA; QUALIDADE DA EDUCAÇÃO.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )