SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 issue175Educational evaluation device of ceará: the (in)visibility of students with disabilitiesThinking about a popular education in sciences? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Cadernos de Pesquisa

Print version ISSN 0100-1574On-line version ISSN 1980-5314

Abstract

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de; CAMPOS, Renata Bernardes Faria; SANTOS, Thiago Martins  and  ENES, Eliene Nery Santana. Aprendizagens ambientais de estudantes sobre o rio doce: relações e sentidos. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.160-184.  Epub Apr 29, 2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146822.

O texto apresenta resultados de um estudo que visa a compreender as relações que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental estabelecem com o rio Doce no contexto do rompimento da barragem de Fundão. O aporte teórico e metodológico são as contribuições de Bernard Charlot em diálogo com o campo da educação ambiental. Os dados foram gerados por meio de balanço de saber e de entrevistas. Os resultados indicam preponderância de aprendizagens afetivas sobre as aprendizagens escolares e cidadãs. Por sua vez, é para a escola que os estudantes direcionam suas demandas de aprendizagens, atribuindo-lhes sentidos no contexto do desastre sociotécnico. Afirma-se a importância da escola para a tomada de decisões coletivas e para a atuação no contexto do desastre de forma socialmente responsável.

Keywords : APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; MEIO AMBIENTE.

        · abstract in English | French | Spanish     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )