SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número175Dispositivo de evaluación educativa de ceará: la (in) visibilidad de estudiantes discapacitadosPensando una educación popular en ¿ciencias? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Cadernos de Pesquisa

versión impresa ISSN 0100-1574versión On-line ISSN 1980-5314

Resumen

SOUZA, Maria Celeste Reis Fernandes de; CAMPOS, Renata Bernardes Faria; SANTOS, Thiago Martins  y  ENES, Eliene Nery Santana. Aprendizagens ambientais de estudantes sobre o rio doce: relações e sentidos. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.160-184.  Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146822.

O texto apresenta resultados de um estudo que visa a compreender as relações que estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental estabelecem com o rio Doce no contexto do rompimento da barragem de Fundão. O aporte teórico e metodológico são as contribuições de Bernard Charlot em diálogo com o campo da educação ambiental. Os dados foram gerados por meio de balanço de saber e de entrevistas. Os resultados indicam preponderância de aprendizagens afetivas sobre as aprendizagens escolares e cidadãs. Por sua vez, é para a escola que os estudantes direcionam suas demandas de aprendizagens, atribuindo-lhes sentidos no contexto do desastre sociotécnico. Afirma-se a importância da escola para a tomada de decisões coletivas e para a atuação no contexto do desastre de forma socialmente responsável.

Palabras clave : APRENDIZAGEM; EDUCAÇÃO AMBIENTAL; MEIO AMBIENTE.

        · resumen en Español | Inglés | Francés     · texto en Inglés | Portugués     · Inglés ( pdf ) | Portugués ( pdf )