SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.50 número175Aprendizagens ambientais de estudantes sobre o rio doce: relações e sentidosA dimensão curricular como componente do conhecimento didático do conteúdo índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Cadernos de Pesquisa

versão impressa ISSN 0100-1574versão On-line ISSN 1980-5314

Resumo

ITHURALDE, Raúl Esteban. Pensando uma educação popular em ciências?. Cad. Pesqui. [online]. 2020, vol.50, n.175, pp.186-208.  Epub 29-Abr-2020. ISSN 1980-5314.  https://doi.org/10.1590/198053146644.

Neste artigo refletimos sobre a Educação em Ciências a partir das nossas experiências educativas com professores do sistema público, movimentos sociais e organizações políticas. Essas experiências representam uma base da qual vislumbramos novos caminhos, ao dialogar com uma diversidade de referências teóricas de diferentes disciplinas e espaços. Tentamos continuar pensando em uma pedagogia crítica sobre os mundos sociais, naturais e tecnológicos cujo objetivo seja o fortalecimento de processos de transformação social.

Palavras-chave : EDUCAÇÃO COMUNITÁRIA; EDUCAÇÃO INTERCULTURAL; CIÊNCIAS NATURAIS; EDUCAÇÃO POPULAR.

        · resumo em Inglês | Francês | Espanhol     · texto em Inglês | Espanhol     · Inglês ( pdf ) | Espanhol ( pdf )